terça-feira, 29 de agosto de 2017

BANQUETE COM OS DEUSES

Resenha por João de Carvalho

Título: Banquete com os deuses
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva
Ano: 2003
Páginas: 228

Apreciação:  5/5

Resenha:


O autor deste livro de crônicas é Luis Fernando Veríssimo, um dos mais conhecidos e respeitados autores da literatura contemporânea. Suas obras estão sendo relançadas pela Editora Objetiva, com esta sequência intitulada “Coleção Ver!ssimo: As aventuras que os homens contam, A mesa voadora, Comédias para ler na escola, Sexo na cabeça, Todas as histórias do analistas de Bagé”.

Eis aqui, como a Editora aprecia e apresenta Banquete com os deuses. Louco por cinema, música e literatura, Veríssimo nos convida a partilhar deste banquete – uma seleta sequência de textos, escritos ao longo de vinte anos, em que analisa algumas de suas paixões culturais!
Apurei que este notável escritor e Saxofonista aborda neste livro, com excelência: “Os americanos imaginários” Hitchock, Chaplin, Wood Alen, JFK, etc; sob o título “Afiando o cálamo”, há comentário de várias situações atuais, entre elas, um destaque para O grande irmão, Os dois Ulisses, Pelé, Cristo, Einstein, Copérnico, Galileu, etc; em “Coquetel de gênios”, entre muitos personagens comentados com elegância e alto estilo, encontramos: Fleming, Steinberg, Miles Ahead, Bretton Woodstock e a beleza Feminina e outros. Na verdade não se trata de biografia, mas da história de muitos personagens realizando cinema, literatura, música e outras artes.

Sempre valorizei os livros de Luis Fernando Veríssimo, pela sua variada produção literária, com um estilo feito de períodos curtos e gramaticalmente corretos. É um poço de informações sobre variadíssimas situações de agradáveis recordações. A temática é mui bem escolhida e apresentada com a excelência de um grande escritor superatual. É um livro que não cansa o leitor!


Vale a pena lê-lo nas horas vagas, pela abundância de informações. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs