terça-feira, 15 de agosto de 2017

1984

Resenha por João de Carvalho

Título: 1984 
Autor: George Orwell (Eric Arthur Blair) 
Editoras: Cia. Das Letras / Saraiva 
ano de publicação da obra: 1949 
Páginas: 416 

Apreciação: 5/5 

Resenha:

1984 – Este é o título do livro escrito por George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, jornalista, ensaísta, nascido na Índia em 1903, filho de pai britânico, onde se projetou como notável escritor. Na Índia serviu na polícia do Imperador, onde viu a pressão dos militares ingleses em seu domínio no estrangeiro. Na Inglaterra ele combateu ferozmente o totalitarismo em florescência, através de seu livro-mensagem, traduzido em mais de 65 países. 

Esta obra, 1984, que inicialmente seria chamada de “O último homem da Europa”, trata de uma das piores formas de governo vigente à época: o totalitarismo. Uma verdadeira Mazela política. Aliás, o autor já denunciara isto no seu livro “A Revolução dos Bichos”, revelando seu senso de liberdade e justiça.

Os principais personagens deste livro são: Winston Smith, Júlia, O’Brien, Emmanuel Goldstein, Syme e Big Brother (autocrata da Oceania seu maior império). O Grande irmão – Big Brother – personagem que se mantém no poder do grupo partidário, através de métodos totalitários, porque seu objetivo era o poder que vigia a todos, com mãos de ferro. Seus lemas são: “guerra é paz; liberdade é escravidão; ignorância é força”.  O totalitarismo, na visão de Orwell, se não for combatido, pode triunfar em qualquer lugar. 

Achei mui interessante os nomes dos ministérios: “da Verdade, da Paz, da Tortura e do Amor”. E, mais ainda, o personagem central do livro chamado “Big Brother” (a mais sinistra personificação do poder absoluto) que deu origem até ao Big Brother Brasil, conduzido n Rede Globo de TV, com grande aceitação popular.

Enfim, recomendo com convicção a leitura de “1984”, porque é um dos mais belos romances, com mensagem superatual.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs