segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

ROBINSON CRUSOÉ

Resenha por João de Carvalho

Título: Robinson Crusoé
Autor: Daniel Defoe
Editora: BrasiLeitura
Edição: Literatura Juvenil
Páginas: 16

Apreciação: 5/5

Resenha:

Daniel Defoe, autor deste livro viveu entre 1660 e 1731. Este famoso romance foi escrito em 1719, inspirado na aventura real de Alexander Selkirk, um marinheiro escocês. Acredita-se que Defoe tenha sido o verdadeiro fundador do romance inglês.

Robinson Crusoé, natural de York, na Inglaterra, era filho de um advogado. Rebelde por natureza e egoísta, tinha apenas um objetivo: “aventurar pelos mares e conhecer o mundo”. Na primeira viagem, seu navio afundou, mas foi salvo por uma lancha. Sem desistir embarca em outro navio com direção à Costa da Guiné, na África Ocidental. Conquista a amizade do Capitão. Torna-se conhecedor de normas náuticas. É atacado por piratas dos quais se torna escravo, mas atira-se ao mar, vindo a chegar à Baía de Todos os Santos. No Brasil viveu durante quatro anos.

Convocado para uma nova viagem aceitou. Outra tempestade acaba com tudo, salvando-se somente ele, sendo atirado sobre uma rocha por uma onda gigante. Daí foi para a praia. De posse de uma jangada foi até o barco onde se apossou de vários objetos úteis para ele na ilha. Arma uma tenda, faz plantações, explora a ilha conseguindo vários tipos de frutos e plantas úteis. Numa cruz marca os dias de exílio. É grato a Deus pela vida, em circunstâncias tão adversas. Ali viveu durante cinco anos. No sexto ano, já de posse de uma canoa que fez, consegue voltar para a terra. Na ilha ficara amigo de um jovem da tribo, dando-lhe o nome de “Sexta-feira”. Apesar de ser esta uma tribo antropófaga, Sexta-feira sempre foi fiel amigo de Crusoé. Combateu os canibais. Encontram o pai do amigo, que foi curado de seus ferimentos. Tornam-se amigos de um capitão de um navio, que lhes promete levá-los para a Inglaterra. Tudo acontece como foi prometido. Anos depois voltam à ilha para rever o lugar e alguns amigos, dos quais ouviu várias estórias como a dele.

É um bom livro, cheio de comoventes aventuras. Boa Leitura! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs