segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

HUCKLEBERRY FINN

Resenha por João de Carvalho


Título: Huckleberry Finn
Autor: Mark Twain (1835-1910)
Editora: BrasiLeitura – Coleção Literatura Juvenil
Páginas: 16

Apreciação: 5/5

Resenha:

O autor desta bela novela da vida real americana é Mark Twain, falecido em 1910. Durante sua vida legou-nos várias obras com interessantes aventuras. O personagem central deste livro é Huck, órfão de mãe, adotado pela viúva Douglas e Miss Watson. Mas ele, rebelde liberta-se da família adotiva e também do pai alcoólatra inveterado, forjando a própria morte. Na verdade encontra-se com Jim, escravo que fugia em busca da liberdade. O vínculo de amizade entre os dois se fortalece, sendo um branco e o outro negro.
           
O pai, em determinado momento, rouba o filho e o leva para Illinois. Há nova fuga do garoto, num barco. Reencontra Jim. Após inúmeras peripécias, fogem das brigas das famílias Grangerford e Shepherson. As aventuras continuam com os dois jovens descendo o Mississipe, e, tendo encontrado dois farsantes em uma canoa que procuravam um negro fugido. Para afastá-los Huck mentiu, inventando que em um barco estava seu pai doente.

O livro é mui bem escrito e leve, encerra dilemas morais, éticos e violentos da sociedade americana do século XIX. Critica-se a visão escravagista da Nação (na figura de Jim). Este, um jovem bem amigo e verdadeiro. Questiona a sociedade através do comportamento de dois vigaristas. Mostra o choque familiar entre a natural e a adotiva (tipo Romeu e Julieta). Imagino, com base neste texto, como nós hoje podemos questionar os valores da nossa sociedade atual, nos campos político, familiar, social, especialmente diante do escravagismo, alcoolismo, hipocrisia – que teve como espelho a sociedade norteamericana puritana do século XIX. Afinal, hoje, em que parte estamos, frente à situação social brasileira: da lei ou da corrupção?! Acredito que do lado do Direito e da Justiça sociais.

O Leitor ficará sabendo no fim do livro as respostas curiosas do encontro de um cadáver e, também, o que aconteceu com Huck!  É um livro de mensagem atual. Merece ser lido.

Boa Leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs