sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A GRANDE MULHER NUA

Resenha por João de Carvalho

Título: A grande mulher nua
Autor: Luís Fernando Veríssimo
Editora: José Olympio
Ano: 1976
Edição: 2ª
Páginas: 149

Apreciação: 5/5
  
Resenha:

É um livro composto por 56 crônicas plenas de humor inteligente. É, na verdade, o cotidiano recuperado com graça, leveza, mordacidade, perspicácia e talento. Após cada conto, aparecem seus cartuns ou charges, com rápidos e expressivos desenhos a bico de pena, ou seja, diretos e inteligentes. 

O humor é uma característica marcante do escritor, jovem à época, início da década de 70. As crônicas são curtas, bem elaboradas, com assuntos variados, entre as quais seleciono: Conheça seu candidato, Herói juvenil, O louva-a-Deus, Remorso, Os frutos do ócio, A coisa, Euforia, Mundo de papel, A grande mulher nua.

Destaco parte do comentário que dele fez o crítico e comentarista Antônio Carlos Hohlfedt: “Luís Fernando tanto maneja a pena de escrever como a de desenhar. É isso, sobretudo que fascina nele. Com simplicidade extraordinária ele transforma uma simples crônica de futebol em uma aguda visão universal.
É um grande senhor das frases bem feitas, atuais e substanciosas”.

Depois deste livro de sua mocidade literária – com ênfase para crônicas atualíssimas – a produção de novos e variados livros surgiram da mente, da pena deste notável escritor moderno.

Pessoalmente muito me agradou esse livro, reflexo de sua juventude, e com convicção recomendo sua leitura que é pura crônica, que marcou o início da vida literária do agradável e atual escritor Luís Fernando Veríssimo.

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs