terça-feira, 25 de julho de 2017

O POETA E O CAVALEIRO

Resenha por João de Carvalho

Título: O Poeta e o Cavaleiro
Autor: Pedro Bandeira
Editora: FTD S/A.
Ano: 1998
Páginas: 95


Apreciação: 4/5

Resenha:

Pedro Bandeira, oriundo de Santos, residente em São Paulo, dedicou-se à criação literária para crianças e jovens. Neste agradável e bem escrito livro o autor “pretendeu discutir as dificuldades que todos nós temos para nos defender dos ditadores e dos políticos que fazem belos discursos, que  nos enganam com palavras bonitas e que inventam falsas ameaças para nos dominar e para tirar vantagens de seus cargos”.

É um retrato autêntico da espetaculosa política de hoje, com muito falatório, poucas mensagens e muitas tentativas de se justificar e também seus atos e atitudes diante do povo. O falso dragão de que fala a história é uma criação inverídica de problemas políticos que não existem, mas atendem seus desejos e ambição de poder, com altos salários e mordomias múltiplas. Querem tirar vantagens de toda ordem que possam advir de seus cargos. O povo que se dane com suas necessidades e seus múltiplos problemas.

Na verdade é um livro pequeno, mas muito atual. Bem ilustrado na abertura de cada capítulo.

Os personagens fictícios da cidade “Findomundo” são: Kakéticus VI (o sapateiro), Simão (o poeta), Ziloca (a beldade), Dom Pendragon de Catalupo (falso justiceiro, ambicioso do poder), o falso dragão e outros! O famoso e inesperado dragão criou pânico na pacata cidade, risonha e livre. O fato favoreceu a criação do cargo de Ministro da Guerra (D.Pedragon) que aproveitou da situação, encarcerando vários personagens.

É uma leitura amena, agradável, corrente. Recomendo!


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs