terça-feira, 20 de junho de 2017

COBRA NORATO

Resenha por João de Carvalho

Título: Cobra Norato
Autor: Raul Bopp
Editora: Unimaster (Pré-vestibular)
Páginas: 64
Ano: 2010 (UFMG)

Pontuação: 5/5 

Resenha:

O autor Raul Bopp, depois de viajar por vários países, exclamou: a maior volta pelo mundo que eu dei foi pela Amazônia!

Formou-se em direito, mas foi até pintor para financiar suas múltiplas e constantes viagens.

Certamente a inspiração de Cobra Norato veio de sua visão da Amazônia. É a sua obra mais importante. “É uma das mais conhecidas lendas do folclore amazônico. Conta a lenda que, em uma tribo indígena da Amazônia, uma linda mulher indígena, quando se banhava no rio Claro, foi possuída por Boiúna (cobra grande, sucuri) e sentiu-se grávida. A mulher deu à luz a dois filhos gêmeos que vieram ao mundo em forma de duas serpentes escuras. Foram batizadas com os nomes de Honorato e Maria. Criaram-se no rio. O povo os chamava de Cobra Norato e Maria Caninana”. Ele era bom, ela era má e violenta. As cenas seguintes são interessantes, com ambos, especialmente com Cobra Norato, em um desfecho inesperado.


Enfim, é um poema narrativo épico composto por trinta e três outros poemas baseados no folclore brasileiro. É uma alegoria em que a beleza amazônica é desvendada em toda sua grandeza. Cada um destes poemas é claramente descrito e analisado com muito gosto e competência pelo professor Jair Gorgozinho da UFMG, em sua exposição literária. 

Vale a pena conferir, é ótimo para vestibulares. Nesta obra, rompeu-se a lógica cotidiana. “Fundem-se o real e o imaginário, o histórico e o místico. Coabitam-se os opostos: sabedoria e crendice, loucura e razão, o sublime e o grotesco, o certo e o avesso, a sedução e autodomínio, o antigo e o novo, a tradição e a modernidade, o masculino e o feminino, o sagrado e o profano, vida e morte”. 

Em 2016 saiu nova edição deste livro, com projeto gráfico e capa atualizada. Vale a pena a leitura desta obra, especialmente pelos candidatos às universidades.

Recomenda-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs