segunda-feira, 5 de junho de 2017

A PAIXÃO DE CRISTO SEGUNDO O CIRURGIÃO


Resenha por João de Carvalho

Título: A Paixão de Cristo Segundo o Cirurgião 
Autor: Pierre Barbet 
Editora: Edições Loyola 
Edição: 10ª 
Ano: 1983 
Páginas: 252 

Apreciação: 5/5 

Resenha:

OS EVANGELISTAS narrando a Paixão do Senhor dizem que Ele foi flagelado, coroado de espinhos e crucificado. Pois bem, o competentíssimo Dr. Pierre Barbet, médico do Hospital São José, de Paris, dedicou-se por vinte anos sobre estes detalhes dos sofrimentos de Cristo, tendo por base o Estudo do Santo Sudário, à luz da ciência. 

Foram feitos superestudos, experiências anatômicas, pesquisas arqueológicas e escriturísticas, tendo como base imediata o Santo Sudário (a mortalha em que o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo foi envolvido, ou seja, um lençol). Esta peça foi estudada em seus mínimos e autênticos detalhes, abstraindo-se de toda ideia de fé e piedade cristã, coisa sagrada como talvez, nenhuma outra”. 

Os mais destacados peritos debruçaram-se no estudo, no exame desta grande relíquia, certamente, a maior e mais valiosa do cristianismo Concluiu-se que se trata, segundo o médico, o Sudário uma peça de linho de 1,10m de largura por 4,36m de comprimento. E que “o tecido está perfeitamente em seu lugar no tempo de Jesus”. 

O LIVRO de Pierre Barbet, ‘A Paixão de Jesus Cristo Segundo o Cirurgião’, começa pela análise do Santo Sudário e encerra-se com a Paixão Corporal de Jesus. O capítulo II fala sobre arqueologia e crucifixão; o III descreve as causas da morte rápida; o IV sobre os sofrimentos preliminares; o V sobre as chagas das mãos; o VI sobre as chagas dos pés; o VII sobre as chagas do coração; o VIII, descida da cruz; IX, sepultamento; X, o crucifixo e o crucificado; XI, conclusões. O livro apresenta também, um índice composto por 25 gravuras ilustrativas, tiradas na visão de 1931 pelo comendador G. Enrie, de Turim, fotógrafo oficial da Relíquia. 

Recomendo a Leitura deste belo e precioso livro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs