domingo, 28 de maio de 2017

RUI BARBOSA

Resenha por João de Carvalho

Título: Rui Barbosa
Autor: Márcio Tavares d’Amaral
Editora: Três Ltda.
Ano: 2001
Páginas: 280

Apreciação: 5/5

Resenha: 

Rui Barbosa é o jurista do século XX. É a vida mui bem escrita deste notável brasileiro, com texto de Márcio Tavares d’Amaral e supervisão de Américo Jacobina Lacombe. Toda a cronologia de Rui desde seu nascimento em 1849 até sua morte em 1923, com os fatos mais relevantes de sua prodigiosa e destacada vida no cenário político, jurídico e literário brasileiros. 

A Leitura é muito corrente, precisa e atraente. Na verdade, é fascinante a vida deste baiano de São Salvador, que escreveu, em letras de ouro, a sua vida para modelo e exemplo de homem público, na política brasileira.

Para Rui “A pátria não é ninguém, são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A Pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo.” Ler a vida de Rui Barbosa, nesta hora crítica da história brasileira, é alimentar a gente de pensamentos nobres, honrados e dignos em contraponto à decepcionante política atual vivida por muitos políticos escravos da corrupção escancarada pela operação Lava Jato.

Vejam algumas opiniões sobre Ele, logo após à sua morte:

1- Feliz é a nação que conta Rui Barbosa como seu filho (Jornal A Pátria);
2 – Apagou-se o sol. Desapareceu ontem, às 8 e 25 da noite, em Petrópolis, a maior celebração latina (Gazeta de Notícias);
3 – Rui Barbosa não é exatamente um político no sentido desfavorável que essa palavra acabou por merecer; é antes de tudo um pastor, um condutor de povos (Edmond Jaloux);
4 – O Brasil perdeu no Dr. Rui Barbosa um dos seus maiores cidadãos, jurista, diplomata e homem de letras (New York Times);
5 – Não quero salvar um mito, mas um símbolo, força que move os povos (Jornal do Brasil);
6 – Hoje, “Um Mito liberal e democrata, republicano e abolicionista: na Transição do Império para a República, não houve personagem tão importante como Ele. (Revista Especial Isto É).”



Recomendo, com prazer e convicção, a Leitura deste livro, porque é o retrato fiel do maior Jurista do século XX. Meu ídolo na tribuna desde os bancos universitários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs