terça-feira, 2 de maio de 2017

IVANHOÉ

Resenha por João de Carvalho

Título: Ivanhoé
Autor: Walter Scott
Editora: Madras
Páginas: 360

Apreciação: 5/5

Resenha: 

Nascido em Edimburgo, na Escócia, Walter Scott (1771-1832) é um dos mais famosos e lidos escritores do século XIX. Homem de saúde muito fraca por causa de uma espécie de poliomielite dedicou-se plenamente à leitura dos melhores escritores de sua época. Foi advogado e magistrado da Corte de Justiça inglesa. Sua verdadeira paixão era a literatura, traduzindo poemas alemães. Foi criador do romance histórico, escrevendo muitas obras, com destaque especial para Ivanhoé, em 1819.

O núcleo da história é mais ou menos o seguinte: o rei Guilherme (da Macedônia) invade a Inglaterra. Ricardo Coração de Leão, filho de Guilherme, voltando de uma Cruzada na Terra Santa, assumiu o trono inglês, mas desaparece misteriosamente. Rawena, uma bela jovem, quis saber sobre Wilfred de Ivanhoé, que também foi para a Palestina com Ricardo. Há um movimentado torneio em Ashby, muito importante, na Inglaterra. O maior destaque foi “o Cavaleiro Deserdado” contra seu desafiante Brian de Bois-Guilbert. Aquele leva a melhor, apesar de muito ferido. Ele era na verdade Ivanhoé.

Muitos episódios se sucedem onde a honra e a dignidade eram os maiores troféus, além da destreza, habilidade e coragem. Misteriosa também foi o sequestro de toda uma comitiva, inclusive a jovem Rawena. A história se desenvolve com lances dignos de grandes lutadores participantes, com a libertação de Rawena e seu casamento em seguida, com Ivanhoé. Enfim, o Rei Ricardo Coração de Leão, retornando ao trono, governa com bondade, riqueza e sabedoria.

É um excelente e movimentado livro histórico com romances, aventuras e muita ação, mas, também, com informações sobre o valor e os heróis da cavalaria medieval. Fácil de ler porque atraente.


Recomendo a Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs