segunda-feira, 15 de maio de 2017

BELEZA NEGRA

Resenha por João de Carvalho

Título: Beleza Negra
Autora: Ann Sewell
Editora: Dracaena
Ano: 1877 – 1ª edição
Páginas: 228

Apreciação: 5/5

Resenha:

É a história, simples, bela e sequenciada de lances interessantes na vida de um cavalo que tinha uma pata branca e uma estrela também branca, na testa. Sua autora é Ann Sewell (1820-1878), escritora inglesa, apaixonada por animais. Sempre revoltada contra quem os maltratava. O livro foi publicado em 1877, foi levado ao cinema e à televisão.

O cavalo fora criado com todo cuidado pela sua mãe. Foi mudado de dono várias vezes, ora gente boa, ora gente violenta. Este animal superou todas as peripécias próprias de sua raça, encontrando proprietários de todo tipo. Teve até uma fiel amiga chamada Ginger, sua égua preferida.
Seu nome, Beleza Negra foi dado por Gordon, seu novo dono. Escapou de um incêndio num estábulo. Adoeceu, mas foi medicado e curado. Ajuda outros de sua raça a se desvencilharem em serviço, de um atoleiro. Viu Ginger ser vendida e maltratada. Usou “Gamnara” (rédea curta), mas suportou. Ajuda a salvar uma jovem que caiu de uma carroça. Sofreu a perda de uma ferradura. Foi novamente vendido a um “Alquilador” (alugador de cavalos). Mais tarde, também alienado ao dono de uma feira. Foi negociado com um proprietário de Londres (Jeremias Baker). Reencontra Ginger. A égua amiga e favorita. Novamente é transferido para um cerealista chamado Jakes, com prática de trabalhos pesados. Em seguida vai para a propriedade de Nichola, dono de carros. Um verdadeiro carrasco.

Finalmente, após muitas vendas, foi encontrado numa feira e adquirido por um jovem elegante da família que o reconheceu, era Joe Green, o aprendiz do início da história, que lhe dedicou sincero amor. Para Beleza Negra, daí pra frente, foi tudo paz e amizade. A estória é contada em primeira pessoa pelo próprio animal. São páginas leves que prendem o leitor.


Boa Leitura!
Capa da versão infanto-juvenil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs