quinta-feira, 11 de maio de 2017

AS VIAGENS DE TOM SAWYER

Resenha por João de Carvalho

Título: As viagens de Tom Sawyer
Autor: Mark Twain
Editora: B-Brasileitura
Ano: 1934-edição brasileira
Páginas: 16

Apreciação: 5/5

Resenha:


O autor é Mark Twain (1835-1910), cujo nome batismal era Samuel Langhorne Clemens, nascido em uma pequena cidade do Estado de Missouri. Foi trabalhar como impressor em um jornal, após o falecimento de seu pai. Foi até piloto de barco no rio Mississipe. Foi soldado, minerador e jornalista. Apelidado de o homem do Mississipe. Faleceu, como escritor, em Connecticut, nos EUA. Foi um grande escritor de espírito indomável. Dele já comentamos O Príncipe e o Mendigo.

Hoje, focalizamos As Viagens de Tom Sawyer, cujo enredo é mais ou menos, assim: Tom convida Huck e Jim para uma cruzada contra os infiéis. Num balão partem para a Europa e para a África. Aqui desenvolve suas façanhas mais interessantes porque salvam uma criança e sua mãe. Para se alimentar capturaram filhotes de tigre e leão. Num oásis conversam sobre a imensidão do deserto. Descreveu um Dervixe em um camelo. Tom se destaca pela capacidade de navegação balonística. Contemplam caravanas. Discutem sobre venda de areia, mas desistem por causa dos pesados impostos americanos. Veem a tempestade de areia no deserto, contemplam as pirâmides, o Rio Nilo; comentam sobre Moisés, os faraós, as pirâmides, a esfinge, vão ao Cairo. Veem o Mar Vermelho, o Monte Sinai, etc.

O livro, fácil de ler, entender e dialogar sobre ele. É a descrição de uma viagem em um balão. E, finalmente, seu retorno, a pedido da tia Polly. É muito alegre, repleto de novidades para a época, de leitura fácil, atraente e sequenciada. Merece ocupar um lugar em sua estante ou apanhá-lo em alguma biblioteca para apreciar uma história de uma viagem, em linguagem corrente, correta e coerente com os fatos. Mark Twain é um grande escritor.

Recomendo sua leitura, especialmente aos jovens que apreciam saudáveis aventuras.

Boa leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs