segunda-feira, 3 de abril de 2017

O MÉDICO E O MONSTRO


                                     Resenha por João de Carvalho

Título: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2002
Páginas: 112 

Apreciação: 4/5

Resenha:

Este escocês nasceu em 1850, em Edimburgo. A babá que trabalhava em sua casa contava-lhe estórias horripilantes, traumatizando-o desde a sua meninice. Teve uma vida bastante sombria. Seu pai chegou a pensar em deserdá-lo, como indignação contra as atitudes do filho. Entretanto, seus dons de escritor cresciam, sendo até apelidado de o contador de histórias. “O Médico e o Monstro” é resultado de um sonho, ou melhor, de um pesadelo. É sua obra principal. 

Os personagens Jekyll e Hyde eram almas gêmeas, aquele tinha bons modos, este era um assassino. Mas, eles eram uma única pessoa. A interpretação oficial de O Médico e o Monstro é puramente alegórica, sem vinculação imediata do autor.


Hyde, numa rua suspeita, mata a bengaladas um dos homens mais respeitados de Londres, havendo testemunhas do fato, identificando como sendo Jekyll o autor. Mas, como eliminá-los? O Médico e o Monstro tendo sido concebido, surgido de um sonho, era curto, completo e compacto.

Este livro serviu de base para vários trabalhos científicos sobre o problema da dupla personalidade. A reputação do autor cresceu, como escritor. Este livro foi parar no cinema, com a realização de um filme com o mesmo nome. Talvez, via cenas cinematográficas, seja mais interessante conhecer o conteúdo do livro, embora menos proveitoso ao leitor que gosta quase sempre, de contato com o original através da escrita.

Mesmo não sendo este o gênero que eu aprecio, entretanto, há muitas pessoas que se deleitam com as extravagâncias realizadas por “Jekyll e Hyde, que apesar de muito diferentes entre si, tinham algo tão forte em comum que até insistiram em ser enterrados juntos:

Eles eram a mesma pessoa”, comenta Ruy Castro no livro “As Obras-Primas Que Poucos Leram”. – Leitura somente para quem aprecia este gênero.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs