terça-feira, 21 de março de 2017

A SOMBRA DO VENTO

Resenha por Mara Carvalho

Título: A sombra do vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de letras
Ano: 2007
Páginas: 400

Título original: La sombra del viento
Tradução:  Márcia Ribas

Apreciação: 5/5

Resenha:

O livro se passa em Barcelona e inicia no ano de 1945 com a história de Daniel Sempere,  11 anos, filho de um vendedor de livros. Daniel desde sempre se viu em meio aos livros na livraria do pai . No dia do seu aniversário ele é apresentado pelo pai ao “Cemitério dos livros esquecidos”, sob juramento de guardar segredo sob sua localização.

“Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que você vê, tem alma. A alma de quem escreve, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém  passa os olhos pelas suas páginas, seu espírito cresce a pessoa fortalece.”

“Na loja, nós os vendemos e compramos, mas na verdade os livros não tem dono. Cada livro que você vê aqui foi o melhor amigo de um homem.”

“É hábito nosso, da primeira vez que alguém visita este lugar, que escolha um livro, aquele que preferir, e que o adote, garantindo assim que nunca desapareça, que se mantenha vivo para sempre. É uma promessa importante. pela vida afora.”

E assim Daniel  escolhe um livro aleatoriamente na estante e “A sombra do vento” do autor Julián Carax passa a fazer parte de sua vida. Assim como todos os mistérios que envolvem a obra, e não são poucos.

Daniel fica tão empolgado com o livro que o lê em uma noite. Mas ao receber uma proposta inesperada de compra do livro ele descobre que todas as obras do autor, que nem era assim tão conhecido, estão sendo queimadas. Uma pessoa tem o firme propósito e acabar com todos os exemplares de Julián Carax e Daniel se vê envolvido em meio a crimes, ameaças e medo. Mas a promessa ao pai era ainda maior.

Muitos personagens fazem parte da trama como: Gustavo Barceló, Clara Barceló, Bernarda, Tomás Aguilar, Isaac, Férmim Romero de Torres, Laín Coubert, Nuria, Inspetor Fumero entre outros.


O livro finaliza nos anos de 1956 e é uma trama de tirar o fôlego, um mistério a ser desvendado prende o leitor do início ao fim. Um romance muito bem escrito pelo Espanhol Carlos  Ruiz Zafón. É a primeira obra que leio deste autor e fiquei com muito boa impressão. 

Recomendo!

Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs