sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

DA MINHA TERRA À TERRA

Resenha por João de Carvalho

Título: Da Minha Terra à Terra
Autor: Sebastião Salgado
Editora: Paralela
Ano: 2014
Páginas: 152

Apreciação: 5/5
  
Resenha:

Uma biografia muito bem pensada, elaborada e vivida pelo fotógrafo Sebastião Salgado, mineiro do Vale do Rio Doce, nascido em Aimorés, em 1944. Homem dedicado à fotografia, após 8 anos de reportagens fotográficas dedicou-se e expôs seu projeto “Gênesis”, concebido ao lado de sua esposa Leila.

Chamado de Instituto Terra “visa reflorestar a Mata Atlântica, que começou a ser destruída com a chegada dos portugueses, em 1500, e teve esse processo acelerado pela agricultura intensiva, pela urbanização e finalmente pela industrialização”, afirma ele com toda convicção e esperança. Entretanto, o grande mérito de sua vocação e profissão é mesmo a fotografia, em mais de cem países, que lhe valeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, valorizando sua atividade fotojornalística, em grau máximo.

O projeto Gênesis é um sonho utópico que busca sua concretização. No meio do projeto passa do analógico ao digital, enfrentando grandes desafios: fotografar o que nunca antes havia fotografado, paisagens e animais!

Na realidade ele é o maior fotojornalista do mundo, com premiações internacionais, especialmente: na Alemanha, França, Reino-Unido, Japão, Itália, EUA e Brasil. Sempre cultivou praticamente a ânsia de reflorestamento, plantando 02 milhões de mudas, além do sucesso fotojornalístico. “Minha fotografia não é uma militância, não é uma profissão. É minha vida.”, afirma ele com toda a certeza, convicção e resultados surpreendentes.

O sumário deste livro apresenta 25 títulos curtos e mui bem escritos, encerrando-se com as distinções honoríficas com as quais foi contemplado pelas autoridades oficiais das nações supracitadas. “Pela primeira vez, Sebastião Salgado, um dos mais importantes fotógrafos do mundo, deixa de lado as imagens para investigar com palavras as raízes de sua história”, neste livro.

Leitura amena, agradável, fácil, corrente e espontânea. Recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs