sábado, 14 de janeiro de 2017

DOIS IRMÃOS

Resenha por Mara Carvalho

Título: Dois irmãos
Autor: Milton Hatoum
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2000
Página: 200

Pontuação:   5/5

Resenha:
O escritor amazonense Milton Hatoum, descendente de libaneses, nos apresenta um romance, uma trama familiar em que o tema central é o “ódio familiar”. A história percorre o espaço entre 1910 chegando ao golpe de 1964. O livro nos mostra a formação da população da época, através da imigração, sua cultura, mitos e lendas.

Narrado em 1ª pessoa sob o olhar de Nael, filho de Domingas, a história inicia com a morte de Zana, a matriarca da família. Há uma mistura de tempo, presente e passado vão se intercalando durante a leitura.

O casal formado na história é Halim e Zana, pais dos gêmeos Yaqub e Omar e Rânia.

Halim nunca quis ter filhos, ele tinha medo que atrapalhasse a harmonia e o relacionamento do casal. Mas Zana, após a morte do pai, resolveu ter filhos. “3 filhos, nem  mais nem menos”. Halim, submisso, aceitou a decisão de Zana.

O nascimento dos gêmeos: o primogênito Yaqub nasceu forte, o caçula Omar nasceu fraquinho, o que fez com que Zana se dedicasse exclusivamente aos seus cuidados. Yaqub cresce sendo cuidado por Domingas, a empregada índia que morava com a família e que era ainda quase uma criança na época.

A mãe transferiu totalmente seu amor para Omar, ela renunciou ao amor pelo marido em prol do caçula. O que ela fez durante toda sua existência. É um amor louco, uma possessão pelo filho! Ela, uma mãe dominadora e o pai, um homem dominado, que aguentou tudo por amor, ele amava Zana incondicionalmente.

E na infância surgiu um grande conflito entre os irmãos, o amor pela mesma menina, Lívia. O que fez com que o ódio ficasse ainda maior. Omar agrediu o irmão, ferindo-o na face com uma garrafa quebrada. A cicatriz no rosto de Yaqub era a marca física do ódio entre os irmãos.

Vários são os personagens desta trama: Estelita, Abelardo, Talib, Dália, ProfessorBolislau, Pau Mulato, Adamor, Zanuri Professor Antenor Laval dentre outros. Uma questão instigante é a paternidade de Nael.

Enfim, um livro fascinante! A leitura é muito fácil, o livro prende o leitor e as cenas são fortes e chocantes e o tema é muito interessante. Recomendo!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs