quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

GRANDE SERTÃO : VEREDAS

Resenha por João de Carvalho

Título: GRANDE SERTÃO: VEREDAS
Autor: João Guimarães Rosa
1ª publicação:1956
Editora: Nova Fronteira
Paginas:496

Apreciação: 5/5
  
Resenha:

 Literariamente, João Guimarães Rosa (1908-1967) é considerado um prosador pós-moderno, porque a prosa de ficção tinha passado por uma transformação radical.

Mineiro de Codisburgo. Foi médico e também conhecedor de várias línguas. Foi diplomata em países estrangeiros.

Sua vocação literária apareceu com o livro “Sagarana”. Imortalizou-se com Grande Sertão: Veredas.

O universo ficcional de G.Rosa se caracteriza pelo uso particular de linguagem, tratando temas próprios a todos os seres humanos. Guimarães envolve o leitor numa imensa rede de histórias.

O Grande Sertão: Veredas, data de 1956, assim descrito pela visão de Carlos Heitor Cony: “Um jagunço, Riobaldo, narra para um presumível ouvinte as suas histórias pelo sertão. Riobaldo é instruído, mas abandonou a sua vida normal para embrenhar-se no cangaço, nas lutas intermináveis entre bandos que procuravam vingar mortes ou desfeitas passadas, ocorridas de geração em geração. Em suas andanças, o jagunço conheceu um colega, chamado Diadorim e por ele se apaixona. Com a morte de Diadorim no combate decisivo, no fim do livro, fica revelado que o jagunço não era jagunço, mas jagunça. Por causa de Diadorim, e porque oscilava permanentemente entre o bem e o mal, Riobaldo mete-se em muitas encrencas. Através de sua extensa narrativa, feita sem cronologia, ele procura transmitir toda a saga do sertão e a mágica presença de Diadorim na vida e no destino dos homens e muita gente morre, a violência campeia, mas ele acha tudo natural, pois o sertão é assim mesmo”.

Minas Gerais deu à literatura (poesia e prosa) ótimos/as escritores/as, com os mais variados temas. Entre eles, o nosso retratado escritor João Guimarães Rosa, cujo pai chamava-se Florduardo. Daí o seu romance mais famoso O Grande Sertão: Veredas, cuja leitura deve fazer parte de nossa preferência, entre os muitos romances que circulam no meio universitário, especialmente, nos pré-vestibulares.

Boa Leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs