sábado, 19 de novembro de 2016

OS SERTÕES

Resenha por João de Carvalho

Título: OS SERTÕES
Autor: Euclides da Cunha
1ª publicação: 1902
Editora: Martin Claret
Páginas: 568

Apreciação: 5/5

Resenha:

Euclides da Cunha (1866 – 1909).
Literalmente, este notável escritor brasileiro situa-se no chamado Pré-Modernismo, tendo ele sido correspondente do Jornal Estado de São Paulo para cobrir o conflito de “Canudos” (1896/1897) chefiado pelo messiânico pregador Antônio Conselheiro.

A estrutura do Livro “Os Sertões” está dividida em três partes bem distintas:

1) Da Terra: que é a apresentação detalhada das características do Sertão Nordestino, em informações sobre o clima, a composição do solo, o relevo e a vegetação; 2) O Homem: retrato do sertanejo em que o texto procura demonstrar o impacto do meio sobre as pessoas. O destaque fica para a apresentação de Antônio Conselheiro e sua transformação em líder messiânico; 3) A Luta: com a relação dos embates entre as tropas oficiais e os seguidores do Conselheiro. O livro termina com a descrição da queda do Arraial de Canudos e a destruição de todas as casas erguidas no local” (Literatura Brasileira de Maria Luíza e Marcela Pontara).

Para o escritor o sertanejo é, antes de tudo, um forte!

Euclides, infelizmente, segundo consta de seus dados biográficos, teve uma morte trágica, sendo assassinado em 1909, por um militar, Dilermando de Assis, amante de sua esposa. Este fato deve ter tido grande repercussão no alvorecer do século XX, com a fase áurea da borracha e do café.

O livro “Os Sertões” (1902) foi prestigiado imediatamente, por várias editoras com pagamentos expressivos para a época. Durante o século XX foi alvo de várias edições.

A linguagem obedece à agilidade jornalística, direta e objetiva do autor.

É um livro que deve ser lido por professores, universitários, vestibulandos e pessoas que apreciam um livro que usa o poder descritivo com toda a objetividade de termos realistas e, retrata a dura vida do sertanejo, em fase bélica, com a Guerra de “Canudos”.


É um livro de alto valor linguístico e histórico. 

Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs