quarta-feira, 23 de novembro de 2016

OS DOZE TRABALHOS DE HÉRCULES

Resenha por João de Carvalho
Título: Os doze trabalhos de Hércules
Autor: José Bento Monteiro Lobato
1ª publicação: 1944
Editora:Globo
Ano: 2010
Páginas: 416


Apreciação: 5/5

Resenha:

Monteiro Lobato (1882-1948) é o autor deste livro, de quem se diz que a arte não era o seu trabalho, mas o seu repouso, por isto a Literatura Infantil foi toda escrita como um imenso divertimento. Seu melhor livro foi “Urupês”, por ser o primeiro. Seu nome está muito ligado ao povo através de “Ideias de Jeca Tatu”. O livro que agora comentamos foi o último a ser escrito por Lobato. Suas obras são privilegiadas porque foram bem recebidas pelo público em geral e lidas.

O presente livro tem como cenário também, o Sítio do Pica-Pau-Amarelo, onde a fabulosa Dona Benta explica-o assim: Na Grécia antiga o grande herói foi Hércules. Era o maior de todos. A principal característica dele era ser extremamente forte, bruto, mas dotado de um grande coração. Nos 78 capítulos da obra, as façanhas de Hércules são contadas nesta ordem: O Leão de Neméia, a Hidra de Lerna, a Corça de pés de bronze, o Javali de Erimanto (1º volume). As Cavalariças de Áugias, As Aves do Lago Estinfale, O Touro de Creta e os Cavaleiros de Diomedes. (2º volume). O Cinto de Hipólita, Os Bois de Gerião, O Pomo de Hespérides, Hércules e o Cérbero (3º volume), assim elencados por Joel Silveira, em As Obras Primas Que Poucos Leram.

Enfim, Emerson dizia que o homem só conta os anos que tem quando não tem mais nada para contar, por isso Monteiro Lobato é um Contista supremo, um realizador e implantador da indústria de livros, um homem de ação especificamente preocupado com a produção de petróleo. Foi um ousado empresário.

É, na verdade, um escritor que tinha muito para contar. Seu sucesso de livros infanto-juvenis atingiu, dizem seus biógrafos, a casa dos 40 milhões de exemplares.

Quem deseja ampliar seus conhecimentos precisa ler “Os Doze Trabalhos de Hércules” do notável, amado e querido escritor Monteiro Lobato, homem baixinho somente na estatura física, compensada pelas espessas e famosas sobrancelhas. Há também impressão desta obra em dois volumes.


Boa leitura repleta de contos fantásticos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs