quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O ESQUECIMENTO

                                    Maria José Aranha de Rezende

Não deves insistir, o que passou, morreu,
O que fui para ti jamais poderei ser!
Podes oferecer-me agora o próprio céu
Que contigo no céu não poderei viver!

Como custou riscar-te da memória!
Como tardou a vir o esquecimento!
Mas consegui, por fim, esta vitória
Que pôs termo ao meu grande sofrimento...

Nada conseguirás. Eu nunca voltarei.
Mesmo que a tua vida dependesse
Do meu beijo, o beijo eu negaria.

Porque com a mesma força que te amei,
Eu te esqueci, também... E se eu cedesse
Vergonha de mim mesma eu sentiria!


Comentário por Simone Carvalho:  

A autora dessa poesia, Maria José Aranha de Rezende, ou Zezinha Rezende, como era conhecida entre os mais chegados, nasceu em Santos/SP. (02.10.1911-17.06.1999). Poetisa e jornalista, usou os pseudônimos de Ana Carolina e Maria Celeste.

Foi uma das fundadoras da Academia Santista de Letras, junto a outros intelectuais, tendo sido a primeira mulher a ocupar uma cadeira da entidade, a de n° 25. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

Zezinha tinha a capacidade de utilizar a seu favor as adversidades, mostrando a sua força espiritual nos versos em que ela se refere à poliomielite, doença que a acometeu em criança: "Mas não fiquei amarga, não.... O que me faltou em movimento sobrou em sentimento. O que perdi em ação ganhei em imaginação."

Na poesia “O Esquecimento”, a poetisa dá um recado forte ao ex amor. Informa sem receio que o retorno é impossível. Comenta quanto foi difícil esquecer essa pessoa. E com palavras firmes descarta qualquer possibilidade de ajuda-lo, mesmo em caso de vida ou morte. (Força de expressão.) E ao final diz, claramente, que se envergonharia se cedesse aos seus caprichos.
Lendo-a conseguimos ter a dimensão do sofrimento causado por alguém a outrem, quando o amor não é correspondido.
Espero que gostem.
Eu amo poesia! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs