sábado, 26 de novembro de 2016

DOM CASMURRO

Resenha por João de Carvalho

Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
1ª publicação: 1899
Editora: Martin & Claret
Páginas: 218

Apreciação: 5/5

Resenha :

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) era um leitor apaixonado das obras dos escritores franceses e brasileiros.

Como Presidente fundador da Academia Brasileira de Letras deixou obras imortais para a nossa literatura. Mas, suas obras tiveram também, boa influência dos literatos ingleses.

Seus romances são divididos em duas fases mui importantes: A Romântica e a Realista.

Dom Casmurro é obra da segunda fase e data de 1899. Seus romances desta fase são concentrados em: Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891), Esaú e Jacó (1904), Memorial de Aires (1908). Mas, a mais conhecida e célebre é sem dúvida a que estamos comentando: Dom Casmurro.

A história se passa no Rio de Janeiro, onde Bento Santiago, o narrador e protagonista principal conta a própria estória e sua personalidade começa a transparecer nas primeiras revelações que faz sobre a vida que leva: solitário, sem amigos, em meio às recordações de um passado que busca reconstituir. Seu isolamento valeu-lhe o apelido de “Dom Casmurro”.

Ele, Bentinho, conhece Capitu, casam-se em 1865 e separam-se em 1872. O casal tem um filho de nome Ezequiel em homenagem a Ezequiel Escobar que fora amigo de Bento no Seminário.

Mas, Bento vê no filho a figura do amigo. Por ciúme decide matá-lo, mas não o faz. Fala que não é seu pai. Capitu escuta e cria-se discussão acalorada. Após a separação Capitu morre, assim como seu filho, na sequência angustiante do romance de caráter absolutamente psicológico, porque nada ficará provado sobre “traição” familiar.

Dom Casmurro é o apelido com que ficou conhecido, dado ao seu isolamento e à sua postura algo arrogante. Este romance conta a história de um homem completamente perturbado por um sentimento mesquinho: o ciúme!


É uma ótima Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs