quarta-feira, 16 de novembro de 2016

CONTOS DE FADAS

Resenha por João de Carvalho

Título: CONTOS DE FADAS

Autor: Hans Christian Andersen
Editora: Edições Paulinas
Páginas:  784

Apreciação:  4/5

Resenha:

Hans Christian Andersen, clássico da literatura infantil e universal, nasceu em 1805, em Odense, pequena cidade da Dinamarca. Seus contos são conhecidos e lidos no mundo inteiro. Suas obras foram traduzidas para as principais línguas do mundo e lidas vorazmente. Seus sonhos infantis só foram vividos por ele já velho. Viveu nas cortes reais e nos castelos da aristocracia europeia. Faleceu com setenta anos de idade, portanto em 1875.

Nunca foi um adulto, mas uma criança em suas obras. Por isto tornou-se um clássico da literatura infantil. Deste modo transformou-se em um poeta épico.

Em Contos de Fadas, assim começa:

“Era uma vez um rei e uma princesa” para crianças.
“Era uma vez uma datilógrafa e um príncipe”, para adultos.

Não atrevemos penetrar em cada um de seus contos fabulosos, porque tiraríamos o efeito surpresa que cada um traz consigo para o leitor interessado.


Nos contos de fadas não faltam alusões às injustiças das princesas contra os meninos pobres. Andersen até é capaz de sentir o sentimento dos bichos de madeira. O seu sentimentalismo inegável é protesto de um grande coração infantil contra o materialismo de ferro e aço de seu tempo. Coração de um proletário perdido entre os ricos, de uma criança perdida entre os adultos”.(Otto Maria Carpeaux, em As Obras Primas Que Poucos Leram). 

Enfim, vamos reavivar nossa memória de criança relendo, com toda ênfase e expressão de nossa infância, os belos contos de fadas de Hans Christian Andersen. Isto faz bem à alma saudosista de todos nós adultos.


Recomendo a Leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs