sexta-feira, 14 de outubro de 2016

QUEM ESTARÁ LENDO ISTO AGORA

Talvez alguém que está lendo isto agora
Seja uma pessoa bem a par de alguma fraqueza
Que cometi no passado.
Ou, quem sabe?
Um estranho que há muito me vem
Devotando seu amor em segredo
Ou alguém que moteja todas as vezes que ouve
Falar das minhas arrogâncias e do meu egoísmo
Ou talvez, alguém que fica aturdido, quando me vê.

Como se eu não ficasse aturdido diante de mim mesmo!
Ou, como se nunca motejasse de mim.
(Oh! Sobressaltos de consciência! Oh! Réu-confesso!)
Ou como se eu nunca tivesse amado estranhos em segredo
(Oh! Com toda a ternura, anos a fio,
Sem jamais o ter revelado a ninguém)
Ou, como se eu não percebesse no meu íntimo,
Claro como o cristal, a substância mesma das fraquezas
Ou, como se, enquanto em mim existirem,

Me fosse possível deixar de transpirá-las.


Comentário por Simone Carvalho

Poesia de Walt Whitman (1819-1892), poeta que nasceu nos Estados Unidos.
Foi traduzida por Oswaldino Marques (1916-2003), poeta brasileiro, nascido em São Luiz do Maranhão.

É uma mensagem profundamente sentimental!

Logo no início a gente percebe uma pessoa que se sente culpada. Em seguida essa pessoa crê no amor platônico (amor espiritual, silencioso). Depois, imagina que pelos seus defeitos é alvo de zombaria (moteja= zomba). E, afinal, pensa que, pelas suas fraquezas serem tão nítidas, causa perturbação em quem o vê. Essa é a primeira parte da poesia.

Na segunda parte, ele confessa que pessoalmente se sente aturdido diante de si, que apesar de lhe trazer imenso sofrimento, zomba de si mesmo. Diz de amores platônicos que sentiu... e muitos! Com grande sofrimento! Confessa conhecer suas fraquezas e sua impossibilidade de escondê-las.


Em minha opinião essa poesia é: Puro Sentimento! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs