quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O NOME DA ROSA

Resenha por João de Carvalho

Título: O Nome da Rosa
Autor: Umberto Eco
Editora: Record
Páginas: 574
Ano: 1980

Apreciação: 5/5

Resenha :


Este é o primeiro romance de Umberto Eco (1932-2016), publicado em 1980.

Foi ele uma sumidade no meio acadêmico. Conhecedor profundo de Semiótica (um sistema científico que analisa o sentido das coisas, um sistema lógico de interpretação).

Foi ele um homem que amava os livros. Sua biblioteca tinha mais de 30 mil volumes. Era um leitor compulsivo, por isso um literato de expressão. Sua tese de doutorado foi sobre “Estética Medieval”, por isso sua decisão de escrever um livro, ambientado na Idade Média, chamado: O Nome da Rosa.

Enredo: No ano de 1327, mês de novembro, na Itália, n’um mosteiro franciscano italiano, os monges tornaram-se suspeitos de estar cometendo heresias (Os hereges eram condenados à morte!). Para investigar os fatos foi enviado ao mosteiro o frei Guilherme de Basketville (no filme é representado por Sean Connery, como arguto monge investigador). Sua missão foi interrompida, motivada por estranhos assassinatos (com mortes misteriosas, crueldade e sedução erótica) de sete monges em apenas sete dias.

Quando eu era estudante universitário, além de seu célebre romance muito li sobre “Como se faz uma tese”, de sua autoria, onde sentia a força didática de Umberto Eco, descrevendo todos os procedimentos fundamentais e técnicos para uma boa dissertação. Nela encontrei um verdadeiro manual sobre metodologia aplicada. Por isto e pela superatraente obra “O Nome da Rosa”, posso assegurar aos leitores que se trata de um verdadeiro romance policial produzido dentro de um convento da Idade Média. De compreensão fácil, agradável, corrente, cheia de surpresas.

Recomendo a Leitura deste best-seller do grande romancista Umberto Eco, intelectual brilhante e consagrado ficcionista, que sempre teve como temas: a conspiração, o imaginário, a memória, a cultura e as raízes. Quem cometeu o erro? Como encontrar o criminoso? Questões estas que ficam para quem ler o livro.


Ótima Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs