sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A MORTE É UM DIA QUE VALE A PENA VIVER

Resenha por Mara Carvalho

Título: A morte é um dia que vale a pena viver
Autora: Ana Cláudia Quintana Arantes
Editora: Casa da palavra
Páginas: 189

Apreciação: 5/5

Resenha:

Tudo começou na infância, com o desejo de ser médica. As várias visitas do Dr. Aranha para consultar a avó foram cultivando aquela sementinha dentro de Ana Cláudia. Muitos foram os desafios e dúvidas até se formar médica.


Com o passar dos anos, casamento, filhos, muito trabalho e dívidas.

“Mulher é desdobrável, mas eu estou envergada”.

Mas bastou um momento (que até parece fácil de acontecer, só que não!) para fazê-la entender um pouco mais da sua missão.

“Em poucos instantes eu havia compreendido o que estava para ser o grande passo da minha carreira, da minha vida. Naquele dia, eu me dei conta que a maior resposta que eu procurava havia chegado: todo trabalho de cuidar das pessoas na sua integralidade humana só poderia fazer sentido se, em primeiro lugar, eu me dedicasse a cuidar de mim mesma e da minha vida.... posso cuidar do sofrimento do outro, pois estou cuidando do meu.”

Como leitora posso dizer que o livro traz mensagens tão profundas me mexe com a gente e faz pensar, pensar muito... e isso foi só o início do livro.

A autora traz muitos questionamentos em relação ao momento da morte. Ela trabalha com “Cuidados Paliativos” que é promovida por uma equipe multidisciplinar, o objetivo é a qualidade de vida do paciente terminal e dos familiares neste processo tão difícil, quando já não há mais nada a fazer pela doença.

“... pode não haver tratamentos disponíveis para a doença, mas há muito mais a ser feito pela pessoa que tem a doença.”

Enfim, um livro que faz refletir sobre um tema  pesado, mas real. 

Recomendo!


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs