sexta-feira, 29 de julho de 2016

O SERTANEJO

Resenha por João de Carvalho


 
Título: O Sertanejo
Autor: José de Alencar
Ano:  1875
Editora: Martin Claret
Páginas: 320 

Apreciação:  5/5

Resenha:


O romantismo é a literatura que vive “a apoteose do sentimento” quer na poesia, quer na prosa.

O Sertanejo dialoga também com a literatura do nordeste. O personagem Daniel Ferro recita versos, enquanto o outro, Arnaldo, persegue o touro dourado. Este é um herói divinizado, cuja ação legitima a ordem vigente.

O Sertanejo é, na verdade, um romance nordestino, em que o herói domina os quatro elementos da natureza, com a qual está perfeitamente identificado (terra, água, fogo e ar).

“Explora todas as formas românticas e de folhetins que, ainda hoje, respondem pelo sucesso de qualquer best seller ou telenovela: o herói divinizado, cuja ação legitima a ordem vigente (Arnaldo); a luta do bem contra o mal, contra o homem sem escrúpulos (Marcos Fragoso); a mocinha altiva absolutamente caprichosa e orgulhosa de sua casta social (Flor); a mulher fatal, obstáculo ao percurso heroico do mocinho (Águeda ou Rosinha). Assim descreve parte do enredo, Ângela Souto.

O fato é que Alencar em sua época, era verdadeira coqueluche. Os folhetins traziam os capítulos sequenciados de suas obras que eram aguardadas e apreciadas com toda admiração dos leitores.

Ele explora um romance de amor, como acontece com Arnaldo e Flor, em O Sertanejo. Ele mistura, com categoria, o histórico com o mítico, a realidade com a fantasia. Isto agrada ao leitor(a).

O Sertanejo (1875) integra o grupo de romances rurais ou regionalistas deste notável, lido e sempre apreciado escritor, que foi José Martiniano de Alencar.

Acho que você vai gostar e saber valorizar O Sertanejo e outras obras do sempre destacado romancista nordestino.


Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs