quarta-feira, 1 de junho de 2016

O CONVIDADO

Resenha por João de Carvalho

Título: O  Convidado
Autor: Murilo Rubião
Ano de Publicação: 1974

Apreciação:  4/5

Resenha:


O autor deste livro com vários contos é Murilo Rubião (1916-1991).

Estamos seguindo a comemoração do centenário de nascimento deste destacado escritor de Carmo da Mata, MG. Ele foi especialista no gênero literário denominado Conto, que é uma narrativa de ficção breve, ou seja, uma história curta.

“O Convidado” data de 1974. As narrativas contidas neste título são chamadas de realismo fantástico que exige “uma leitura que consiga relacionar o mundo onírico com o factual, o aparente ilogismo com a lógica do cotidiano”.

Este interessante livro apresenta vários contos entre os quais citamos: A Fila, Epidólia, Botão de Rosa, O Bloqueio, Petrínia, Aglaia, O Lodo e Os Comensais.

Uma característica especial é o uso de “epígrafe” (palavra, expressão ou frase usada como título no princípio do livro ou no início de um capítulo para indicar a finalidade ou a inspiração da obra, o tema do assunto ou declarar os sentimentos do autor), em quase todos os livros com citações extraídas da Bíblia.

Os personagens de seus contos são “adultos, impacientes, solitários, irracionais, violentos, com nomes adequadamente incomuns. As femininas são sempre simbólicas”.

Enfim, Murilo sempre sofreu profundas influências, sobretudo do Velho Testamento e da mitologia grega. Suas leituras preferidas, acredito, foram: A Bíblia, Dom Quixote e As Mil e Uma Noites.

Os Contos de Rubião tematizam o absurdo da vida humana, comentam os melhores analistas. O fato é que com este autor inicia-se a renovação do Conto brasileiro.

Ele é um escritor questionador, que deve ser lido com atenção e equilíbrio para ser bem apreciado. São contos interessantes e inteligentes.


Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs