quarta-feira, 20 de abril de 2016

AGOSTO

Resenha por João de Carvalho

Título: Agosto
Autor: Rubem Fonseca
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1990
Páginas: 280

Pontuação: 5/5

Resenha:

Publicado em 1990, Agosto, de Rubem Fonseca distingue-se como uma das obras mais representativas da produção literária do Brasil.

Desde o início, o romance exerce um enorme fascínio porque oferece enigmas capazes de estimular a capacidade de quem lê.

No banheiro encontra-se um “Anel” de ouro que tem uma letra “F”, gravada, local onde foi assassinado o industrial Paulo Gomes Aguiar. O anjo negro que levanta o braço e crava o punhal no desenho de um jornal que lia. As celas superlotadas. Um comissário de polícia indignado com as precárias condições carcerárias do lugar ou mesmo do país. O excesso de presos. A prática constante do jogo do bicho, que é contravenção penal. Corrupção bastante manifesta. O comissário de debilidade física mas de notável valor moral.

O narrador faz uso da terceira pessoa do singular. Ele utiliza, organiza o relato em 26 capítulos que correspondem aos 26 dias do mês de agosto de 1954, morte do Presidente. A morte do Major Vaz. A atuação contundente e direta de Carlos Lacerda, como exímio tribuno.

A voz narrativa usa do suspense, interrompe o fio investigativo do crime inicial do industrial, com excelentes relatos paralelos, como: “O atentado da rua Tonelero; a morte do Major Vaz; a atuação de Lacerda; as reuniões do clube da aeronáutica; a posição das Forças Armadas; a revolta popular e o suicídio do Presidente, etc”.

É um romance, baseado em fatos reais, que comoveu o Brasil na década de cinquenta.

Enfim, a voz narrativa abandona o dom de iludir.

Recomendo a leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs