segunda-feira, 14 de março de 2016

QUINCAS BORBA


Resenha por João de Carvalho

Título:  Quincas Borba
Autor: Machado de Assis
Ano de publicação: 1891

Apreciação: 5/5

Resenha:

O grande escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente perpétuo, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), criou esta obra literária que retrata com perfeição a sociedade brasileira da época.

Entre suas valiosas obras encontra-se “Quincas Borba” (1891). Sua trama tem como cenário o Rio de Janeiro, a bela capital do Império e da República até 1960, quando se inaugurou Brasília pelo notável e inesquecível JK.

Entendo que o livro mais conhecido deste escritor seja “Dom Casmurro”, que comentaremos posteriormente, envolvendo um homem perturbado pelo ciúme.

Há anos, quando eu frequentava aulas de cursinho na PUC, anotei nos meus apontamentos, a análise do livro Quincas Borba, nestes precisos termos:

Rubião era professor e morava em Barbacena, Minas Gerais, com uma irmã, Maria da Piedade, viúva e poucos recursos financeiros como ele próprio. Piedade tornou-se objeto da paixão de Quincas Borba, “mendigo, herdeiro inopinado e inventor de uma filosofia”. Por este motivo, Rubião torna-se amigo, discípulo e secretário de Quincas Borba. Piedade recusa o amor do filósofo e morre logo em seguida. Este fato não abala o relacionamento de Quincas e Rubião, pelo contrário, aproximam-se mais ainda quando o filósofo fica gravemente doente, fato que o leva a redigir um testamento e viajar para o Rio de Janeiro, onde morre. O testamento é aberto e Rubião é surpreendido com a notícia de ser o herdeiro universal, sob a única condição de tomar conta do cachorro que levava o nome do dono, Quincas Borba.”

Machado de Assis atrai e agrada qualquer leitor que aprecia a boa leitura.

Recomendo a leitura desta e de todas as outras obras do genial escritor do realismo brasileiro.

Boa leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs