sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

QUARTO DE DESPEJO - DIÁRIO DE UMA FAVELADA

Resenha por Mara Carvalho

Título: Quarto de despejo
Subtítulo: Diário de uma favelada
Autor:  Carolina Maria de Jesus
Editora: Ática
Ano: 2000
Ano da publicação: 1960
Páginas: 173



Pontuação: 5/5

Resenha: 

Maravilhoso!!

Um livro real que surgiu das páginas do diário de Carolina, uma favelada, moradora da favela Canindé, mãe solteira e catadora de papel.

A história inicia em julho de 1955. Carolina conta sua rotina e a luta para ganhar dinheiro, pelo menos para o sustento do dia. Ela tenta dar uma alimentação digna para os filhos.


O livro traz ainda várias histórias de seus vizinhos, brigas entre marido, mulher, amantes, alcoolismo e a miséria de uma população marginalizada pela sociedade. 


O descaso dos governantes, e a busca de votos em época de campanha. Promessas não cumpridas, mais pedidos de votos e novas promessas para o futuro. Carolina trata de forma bem consciente esta manobra política.

“...Eu classifico São Paulo assim: O Palácio, é a sala de visita. A Prefeitura é a sala de jantar e a cidade é o jardim. E a favela é o quintal onde jogam os lixos.”

61 anos nos distancia do início desta história, mas o que acontecia naquela época ainda acontece hoje, falta educação, moradia, alimentação, saúde, saneamento básico. Infelizmente muitas “Carolinas” ainda lutam para sustentar os filhos, tendo apenas o sustento para apenas um dia. 

A luta pela sobrevivência, o descaso dos governantes, tudo escrito num simples diário e guardado com carinho num barraco na favela.

O livro foi publicado em 1960 após ser descoberto pelo jornalista Audálio Dantas do “Folhas da Noite”, já extinto. O livro foi traduzido em 14 línguas em 20 países. Carolina conheceu a fama, passou a morar num sobrado no bairro Santana, depois mudou para um sítio em Parelheiros. Carolina faleceu pobre em 1977.

Livro fantástico!!! Tenho este livro há muitos anos.  Já li e reli algumas vezes e sempre tenho muito a aprender com esta mulher guerreira!!!

Recomendo,

Boa leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs