segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O PENSAMENTO VIVO DE RUI BARBOSA

Resenha por João de Carvalho

Título: O Pensamento Vivo de Rui Barbosa
Autor: Américo Jacobina Lacombe
Editora: Livraria Martins Editora
Ano: 1952
Páginas: 239

Pontuação: 4/5  

 Resenha:

A casa de Rui Barbosa, na Bahia, catalogou e organizou a publicação das “Obras Completas” deste gênio da Tribuna, do Direito, da Advocacia, da política, da democracia e da Liberdade. Suas obras são um monumento erguido à sua glória de escritor. 

Em 1896, discursando no Senado, expôs o seu “Credo Político”, que se tornou famoso, até hoje. Eu, já li, várias vezes, o seu discurso de paraninfo, denominado “Oração aos Moços”, escrito em 1921. 

Vale a pena conhecer o Pensamento vivo deste expoente do conhecimento, através de suas obras. 

“As formas de Governo, a emancipação dos escravos, o sistema federal no Brasil, a Constituição de 1891, o Poder Judiciário, a Religião e o Estado, a instrução pública, o jornalismo, a guerra e neutralidade, o americanismo e as Forças Armadas”, constituem o núcleo deste livro, onde a gente bebe, em preciosos goles, a força gigante da Tribuna brasileira. O maior de todos os concorrentes, especialmente no Senado da República Brasileira. A campanha Civilista como candidato à Presidência da República, a notabilidade em Haia como defensor do princípio da igualdade jurídica das Nações; a defesa de uma República brasileira justa, livre e popular, fazem de Rui o intelectual mais notável do século XX, como o jurista do século, eleito por uma comissão atual de notáveis cultores do saber e do direito, realizado pela Revista “Isto É”. 

O jornalismo foi “a janela de sua alma”, pois para ele a imprensa é “a vista da Nação”. 

“O Pensamento Vivo” de Rui Barbosa é um livro que expõe a verdadeira imagem deste homem, que só encontra similar em Cícero e Padre Antônio Vieira, cada qual refletindo sua época.

Recomendo a Leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs