sábado, 9 de janeiro de 2016

ELEIÇÕES EM FOGUETÓPOLIS

Resenha por João de Carvalho

  
Título: Eleições em Foguetópolis
Subtítulo: As peripércias de um povo apaixonado por política
Autor: Lidiane Malagone Pimenta
Editora: Ouro Preto
Edição: 1ª
Número de páginas: 94
Ano: 2015

Pontuação: 5/5

Resenha:

     É de sabor bíblico esta expressão: Todo reino dividido perece. Não parece ser esta a situação de Foguetópolis (a cidade dos foguetes). 


Faz parte da alma foguetopolense a disputa acirrada, preparada e vivida em toda sua plenitude. 


Para tanto a pequena e irrequieta pólis se autodividiu em duas falanges, para sua disputa eleitoral. Não havia gente neutra. Utilizando-se de um mural supervisto por toda a população, a disputa eleitoral concretizou-se em duas vertentes superativas, disputando a preferência da vontade popular, denominadas: amarelos e vermelhos

Na verdade eram símbolos autênticos, supervisíveis de duas tribos políticas. Altamente competitivas. As militâncias se refletiam nelas. Era uma questão de honra. Criticar era símbolo de “briga” na certa.

“Quando o argumento acabava, os limites da paixão vinham à tona: xingamento à vista”, confessa a autora! Os vermelhos preferem autoelogio! Os amarelos também. No “Mural de Recados” disputava-se a preferência popular. “Virar a casaca” era uma ofensa, sem tamanho. Nem pensar! Inconcebível! 

Dia de evento político, durante a campanha, era uma agitação incontida, regada a fogos de artifício, na pequena Foguetópolis. As carreatas eram sempre supervisionadas pelos adversários. O desejo de superar ao oponente enfuguetava a ala adversária. 

O livro é muito interessante e retrata com toda vivacidade possível o comportamento belicoso/jocoso dos aficionados e defensores das duas alas agremiadas. Até o Juiz de Foguetópolis, conforme decisão, era entendido como mente conspiratória. Gastou-se tempo para que as “altas cúpulas vermelha e amarela entendessem que uma decisão não significava um posicionamento político, mas, sim, jurídico”. 

Agradou-me a leitura! É um convite à reflexão. 

Leveza e coerência expositivas! Vale a pena ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs