sábado, 2 de janeiro de 2016

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

                                                                           Resenha por João de Carvalho

Título: A Revolução dos Bichos

Autor: George Orwell

Editora: Companhia das Letras

Edição: 11ª

Número de páginas: 147

Ano: 2009


Pontuação: 5/5  

Resenha:


Este livro foi publicado em 1945, ano que marcou o fim da 2ª Grande Guerra mundial que envolveu o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e a Tríplice Entente (EUA, URSS, Inglaterra). 

Foi difícil, até mesmo recusada sua primeira publicação, porque considerado como ofensa ao sistema russo. Na Inglaterra dominava o interesse e a visão dos milionários, que desinteressaram pela obra. 

O que passou, passou! O Fato é que este livro é a melhor sátira já escrita sobre a face negra da história moderna” (Malcolm Bradbury). “Um livro para todos os tipos de leitor, seu brilho ainda intacto depois de sessenta anos”, escreveu Ruth Rendell. 

Os animais da Granja do solar se revoltam contra seus donos e tomam posse da fazenda com objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário! A atuação, na história, de Major é a demonstração de uma liderança espetacular, retratada nesta quadrinha:


 “Não mais argolas nas ventas,

Dorsos livres dos arreios,

freio e espora enferrujando

e o relho em cantos alheios”..

O livro apesar de rejeitado por várias editoras, por ser uma sátira feroz à ditadura stalinista, é uma autenticidade incomum. Hoje, setenta anos após sua primeira edição, resiste como uma admirável obra-prima de fantasia. 

A leitura deste livro é de sabor notável. A gente vê fatos narrados por bichos entre bichos, que retratam com perfeição as atitudes humanas, e, seu comportamento equivocado, na vida real. 

As fraquezas humanas são incarnadas radicalmente pelos bichos (porcos!) com um realismo impressionante. O velho Major – grande ator animal – era um porco já premiado em exposições, que tivera um sonho repassado aos outros animais. 

É muito bonita a história! É um verdadeiro Conto. É muito agradável lê-la! É tradução da realidade, a despeito de fantasiosa. 

Vale a pena ler! Recomendo-o!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs