terça-feira, 22 de dezembro de 2015

MASSACRE DE IPATINGA

Resenha por João de Carvalho


Título: Massacre de Ipatinga – Quadro a quadro
Organizador: Edvaldo Fernandes
Realização: Instituto Pauline Reichstul
Número de páginas: 178
Ano: 2013

Pontuação: 4/5
  
Apreciação:

É um livro bem documentado, registrando um episódio doloroso, que ficou conhecido como “O Massacre de Ipatinga”, esta uma dinâmica cidade da Região do Vale do aço. 

O episódio se deu no dia 07 de outubro de 1963, com a ação violenta da Polícia Militar para conter um protesto em frente à Siderurgia Usiminas, findando-se em um saldo de 08 trabalhadores mortos e 78 feridos. O Livro traz “a relação dos feridos e mortos, às folhas 169/171”.

A chacina teve repercussão instantânea na imprensa nacional e internacional. Foram instaladas comissões de inquéritos para apuração dos fatos que desencadearam a chacina. Ao leitor do Livro resta a expectativa do desfecho dos fatos, assim como a atuação da Comissão de anistia do Ministério da Justiça.

Houve condenação? Houve absolvição? A última frase do Livro soa assim: “O silêncio sobre o massacre, que reinaria em Ipatinga por 20 anos, não foi fato do acaso”.

O Livro tece considerações preciosas sobre a revolução militar de 1964 e as posições políticas das lideranças e autoridades brasileiras deste período.

“É uma história – real – de luta e opressão que se estendeu por toda a Ditadura Militar e marcou a região do Vale do Aço Mineiro”, avaliação do Livro em sua Contracapa externa.

Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs