terça-feira, 17 de novembro de 2015

APENAS UM DIA

                   Resenha por  Mara Carvalho

Título: Apenas um dia
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 382

Título original:  Just one day
Tradução:   Ana Paula Doherty

Apreciação: 4/5

Resenha:

Comecei a ler o livro e, no início, parecia um livro de uma história simples. Cheguei a pensar que logo perderia o interesse, mas continuei e o livro ficou bastante interessante!


O livro traz uma frase que cabe bem aqui: “Nem tudo é o que parece”

Romance, drama e mistério fazem parte desta trama.

Na primeira parte a autora inicia com a história de Allyson Healey, uma garota americana que ganha uma viagem pela Europa de presente dos pais. Durante algumas semanas ela conhece vários países europeus com sua amiga Melanie, tudo sob os olhos atentos da equipe Teen Tours.

No fim da viagem ela conhece Willen, um garoto mais ou menos de sua idade, charmoso, divertido, misterioso, de espírito livre, um típico mochileiro.  Ele é ator e resolvem ir juntos a Paris por um dia. Mas em apenas um dia tudo pode acontecer, e neste dia ela vive uma experiência completamente diferente de sua vida metódica e perfeitamente organizada pela mãe. Ela se sente livre, nem que seja por um dia.

Na segunda parte, a mais interessante do livro, a autora explora todos os sentimentos da personagem Allyson. Primeiro a depressão, os conflitos internos, os conflitos com a mãe, a escolha da carreira, a amizade. Allyson começa a fazer uma análise de si mesma. Ela começa a se conhecer, a enfrentar seus medos, inseguranças e fraquezas. Muito interessante!

Shakespeare é muito  citado no livro, foi numa apresentação da peça "Como Gostais"  que Allyson vê Willen representar pela primeira vez.

A cidade de Paris aparece tanto na primeira quanto na segunda parte do livro e seu pontos turísticos e o modo dos franceses e sua língua são destaques no livro. Muito lindo!!!!

Quando terminei o livro fiquei paralisada, e agora, o que acontece com os personagens? Foi aí que descobri que o livro tem continuidade em “Apenas um ano”, o segundo livro. Fiquei mais tranquila porque minhas perguntas serão respondidas, espero! 

O livro não é apenas sobre um romance, mas um autoconhecimento, uma reflexão sobre desejos, submissão e vida.

Um livro que vale a pena ler,

Boa leitura!

Ordem de leitura da Trilogia:

- Apenas um dia
- Apenas um ano
- Apenas uma noite (ainda não foi lançado no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs