quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A ESPERANÇA DE UMA MÃE

Resenha por Mara Carvalho

Título: A Esperança de Uma Mãe
Autor: Francine Rivers
Editora: Verus
Ano:  2012
Página: 504

Título Original:    Her Mother’s Hope 
Tradução: Alyda Saue


Pontuação:   5/5

Resenha:

O livro inicia em 1901 com a história de Marta. Aos 12 anos de idade ela vive com os pais e irmãos na Suíça. O pai era violento, ela era vítima de agressões constantes. A mãe, apesar de amar muito a filha é submissa ao extremo e fecha os olhos a tais atitudes do marido.

Mas uma frase é dita pela mãe, e esta ficou gravada na mente de Marta e foi o que a guiou pela vida:

“Voe! Disse a mãe. Seja como a águia”.

E ela voou!!   Buscou  seu caminho, cheio de sofrimentos, dificuldades, mas ela conseguiu! Em um lugar completamente diferente, em outro país ela encontra seu lugar, sozinha! Para conquistar ser espaço no mundo ela se torna forte e com um escudo de proteção contra sofrimento.

A vida dá voltas e ela encontra um bom homem, e futuro marido.  Ela se casa  com Nicolas Waltert. As dificuldades então recomeçam.

A segunda parte do livro é apresentada, a história de sua filha Hildemara (Hildie).

Após vários traumas passados por Marta, eu fiquei indignada com a forma com que ela cria a filha Hildie, totalmente diferente da forma com que cria os outros 3 filhos. A filha que mais precisa dela é a que recebe tratamento mais duro.

A mãe achava que Hildie era muito tímida e fraca, sem coragem para lutar pela vida se sem coragem para dizer não, com medo de se posicionar perante os outros, agindo sempre como uma serva. Com o intuito de fortalecer o espírito da filha ela é seca e às vezes parece até ser má.

Fiquei um pouco triste de ver aquela Marta que passou por tanta coisa ter um comportamento tão frio. Mas o tempo todo a personagem deixa claro para o leitor os motivos de seu comportamento.

Como o livro acontece em um longo período a 1ª e 2ª grande guerra são cenários importantes.

São duas histórias de amor que vem misturados a todos estes sentimentos  conflitantes entre mãe e filha. Dois maridos fofos, de duas mulheres que tiveram de se tornar forte. Não que os dois fossem perfeitos, ninguém é.

O que achei muito interessante no livro é essa realidade, romance existe, mas não diminui o tamanho da realidade que a autora nos apresenta. E a realidade choca!

O livro é fantástico!

Baseado na história da família da autora, relatos, pesquisa em alguns diários, bagagem  mais que suficiente para escrever seu livro. Muito interessante!

Este é o primeiro livro da Saga Marta’s Legacy o próximo livro é “O sonho de uma filha”.

Claro que indico!
Boa leitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs