segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA

Resenha por Mara Carvalho

Título: Memórias de uma Gueixa
Autor: Arthur Golden
Editora: Imago e Editora Arqueiro
Ano:  1997pela Imago   e  2015 pela Arqueiro
Páginas: 464

Título Original: Memoirs of a Geisha


Pontuação:   5/5

Resenha:

O Romance inicia em  1929. Chiyo, era filha de um pescador, Sakamoto Minoru. Ela vivia com os pais e a irmã Satsu em Yoroido, no mar do Japão, em uma aldeia de pescadores. Era uma família muito pobre e a mãe estava com câncer. 

Ela  tinha os mesmos olhos cinza azulados da mãe.

O pai deixa o Sr. Tanaka Ichiro, dono da companhia de Pesca Costeira japonesa, levar as filhas embora. Chiyo tinha esperança de que fossem adotadas e que tivessem uma vida melhor, apesar de não ter intenção de abandonar a família.

Mas na verdade o Sr. Tanaka entrega as meninas para serem vendidas como escravas. Ele queria que elas se tornassem gueixas, uma figura da cultura japonesa, que tinha a função de tornar as reuniões masculinas agradáveis. Os quimonos, maquiagens, a arte de servir chá, tudo era aprendido com muito rigor.

Desde o primeiro momento as meninas sofrem vários tipos de agressões, castigos físicos e psicológicos. Elas são separadas quando chegam  em Quioto. Nesta época Chiyo tinha apenas 9 anos de idade.

A irmã mais velha foi obrigada a se prostituir e Chiyo seria instruída para ser gueixa no futuro. Por muito tempo tudo o que elas queriam é fugir juntas daquela situação.
Na casa em que Chiyo foi morar também moravam a Avó,  Mãe,  tia, as criadas, uma aprendiz de gueixa e a única gueixa da casa Hatsumomo. A gueixa odiou Chiyo desde o primeiro dia e fazia de tudo para prejudicá-la.

Além de toda violência, a criança ainda ia acumulando dívidas com sua dona da casa de gueixas, aqui designada Mãe. Os valores somados da dívida eram desde refeição, remédios, médico, cursos, e até o dinheiro pago na sua aquisição. Este valor deveria ser quitado com  seus serviços de gueixa no futuro.

Um dia a menina está aos prantos no meio da rua, quando um homem resolve falar com ela. Este fato marca sua vida, ela sentiu como se fosse um sinal. Sinal de que ela poderia encontrar no mundo algo além de crueldade. Ela nutriu por ele um amor platônico.

Mameha , uma gueixa famosa, e rival de Hatsumomo,  se ofereceu para ser a “irmã mais nova” de Chiyo e treiná-la. Então, aos 15 anos de idade, após a cerimônia em que uma gueixa aceita ser sua “irmã mais velha”, para instruí-la, chiyo passa a se chamar Sayuri.

Sua iniciação seria com sua  a mizuage, quando sua virgindade era leiloada.

Um livro instigante!  Vale a pena!

Um detalhe importante, depois de ler o livro veja o filme com o mesmo título.


Boa leitura!


Nova capa pela Editora Arqueiro:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs