sábado, 8 de agosto de 2015

EM BUSCA DO SENTIDO DA VIDA

Resenha por Mara Carvalho

Título: Em busca do sentido da vida
Autor: Augusto Cury
Editora: Planeta
Ano:  2013
Páginas:  368

Pontuação:   4/5

Resenha:
Este livro é um romance e não um livro de autoajuda.

Este é um daqueles livros que você não consegue parar de ler. Fantástico! Fiquei muito envolvida com este livro, a expectativa com o desenrolar da história só aumentava.

O autor usa como pano de fundo para a história a segunda guerra mundial. A tentativa de um grupo de pessoas de mudar o passado e consequente o futuro.

Explorando o campo da ficção científica, Augusto Cury cria uma história surpreendente. Um grupo de pesquisadores descobre uma maneira de viajar no tempo. Com a ajuda de Júlio Verne, um historiador, eles o transportam para o passado com um único objetivo: eliminar Hitler e consequentemente evitar as atrocidades da segunda guerra mundial.
A princípio a proposta é para que Julio Verne volte ao passado e elimine Hitler ainda criança. Mas ele tem no pensamento que todas as pessoas podem mudar e ele pretende voltar em algum momento e se encontrar com Hitler e mudar os pensamentos.

A cada viagem pelo passado Julio Verne passa por momentos terríveis nas mãos dos alemães. Campos de concentração, dor, sofrimento, humilhações.

O projeto experimental não tem como prever as consequências físicas e psicológicas de Júlio Verne, o risco é constante e sua vida corre perigo.

Dá para perceber que o autor fez grande pesquisa histórica dos fatos históricos. Ficção e realidade se misturam o que faz o livro ficar bem interessante.


Este é o segundo livro da série, o primeiro é o Colecionador de Lágrimas. Mas, tenho que confessar, eu não li o primeiro livro, ganhei este livro de presente e não sabia que era uma série.  Mas acho que não fiquei assim tão prejudicada por ler somente à partir do segundo. Mas quem quer fazer direitinho inicia então pelo Colecionador de Lágrimas. Pretendo em breve corrigir este erro.

Enfim, adorei o livro e recomendo!

Boa leitura!

Sinopse:
“Este romance é sobre um colecionador de lágrimas que, depois de experimentar terríveis perdas e sofrer derrotas inimagináveis, transforma-se num colecionador de esperanças. Ao ler esta obra você acompanhará a vida de um homem que aprendeu a superar o desespero e a dor após viver um dos capítulos mais dramáticos da história da humanidade.
O professor Júlio Verne, um célebre intelectual de seu tempo, vive asfixiado por rotina, fama e conforto. Sua vida não tem um sentido existencial nobre. É então que ele descobre a 'lei vital da psiquiatria/psicologia' - uma pessoa só é verdadeiramente feliz quando procura irrigar a felicidade dos outros e promover seu bem estar.

Assim, em busca de um sentido existencial, o professor aceita participar do inédito e incrível projeto tecnológico de viajar no tempo. Seu objetivo - impedir que a Segunda Guerra Mundial aconteça e varrer das páginas da História as piores atrocidades já cometidas pelos homens.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs