segunda-feira, 11 de maio de 2015

ORGULHO E PRECONCEITO

Resenha por Mara Carvalho

Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora:  Penguin (Companhia das Letras) 
              Esta é apenas uma das editoras do livro.
Ano  2011
Páginas 576
Título Original: Pride and Prejudice
Tradutor: Alexandre Barbosa de Souza
Capa:    Raul Loureiro e Cláudia Warrak

Pontuação:   5/5

Resenha:

 “Orgulho e Preconceito”, um clássico da literatura inglesa publicado em 1813.

Eu, definitivamente, sou apaixonada por Jane Austen.  A cada livro fico mais envolvida por suas histórias. Escritora perfeita!!! 

 Orgulho e preconceito é um daqueles livros que prendem o leitor.  


Narrado em terceira pessoa, a história se passa  no final do século XVIII, na Inglaterra.
 A família Bennet era composta  pelos pais, Mr. e Mrs. Bennet, e suas 5 filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Katherine e Lydia.

A história inicia com a chegada de Mr. Bingley, homem solteiro e rico. Ele aluga a luxuosa Netherfield Park, propriedade vizinha aos Bennet. O rapaz imediatamente torna-se o projeto de Mrs. Bennet, que deseja casar sua primogênita com um pretendente afortunado.

Mr. Darcy era ainda mais rico que Mr. Bingley, seu amigo. Mas Mr. Darcy tinha uma fama de orgulhoso, que tinha modos antipáticos e desagradáveis. Era, aparentemente, antissocial e misterioso.  

A protagonista da história é Elizabeth, Miss Eliza ou, simplesmente, Lizzy. Uma jovem de personalidade forte e marcante, muitas vezes irônica, o que não era comum para moças daquela época. Muito afetuosa, principalmente com o pai e a irmã Jane. Observadora, não era de se iludir pelas impressões causadas pelos mais ricos, ao contrário, entendia perfeitamente, quando era alvo de pouco caso por parte destes.

Elizabeth tinha uma imagem péssima de Mr. Darcy. Tudo piora quando encontra um velho conhecido dele, Mr. Wickham.

Naquela época as fortunas eram herdadas pelo filho homem, mas a família Bennet era composta apenas por filhas mulheres, deste modo, o futuro herdeiro seria um parente distante, Mr. Collins.  

Outros personagens também aparecem, como os oficiais, os amigos  da família e  parentes.

Muitos encontros, jantares, bailes e festas são pano de fundo para os encontros e desencontros de Lizzy e Mr. Darcy. As discussões dos dois personagens durante o livro são imperdíveis!

Enfim, amei o livro e recomendo.

Após à leitura, sugiro que assistam ao filme “Orgulho e Preconceito”, com os atores: Keira Knightley e Matthew MacFdyen.  Fantástico!

Se você gostou da resenha, aventure-se na leitura do livro, você vai amar.

Beijos a todos e boa leitura.

Sinopse:

“Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista.
Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína - recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs