sábado, 2 de maio de 2015

A SELEÇÃO


Resenha por Mara Carvalho

Título: A  Seleção
Autora:   Kiera Cass
Editora:  Seguinte
Ano 2012
Páginas 357
Título Original: The Selection
Tradução: Cristian Clemente
Capa: Sarah Hoy

Pontuação:   5/5

 Resenha:

Primeiro livro da trilogia, “A Seleção, - trinta e cinco garotas e uma coroa” é uma literatura infanto-juvenil, mas engana-se quem pensa que só adolescentes irão gostar deste livro. Para quem gosta de contos de fadas este livro é um prato cheio.  Comecei a ler preocupada se ira gostar ou não, mas o livro me conquistou; li direto é muito fácil e gostosa a leitura. É um livro leve e fofo.
O livro se passa no futuro distópico. O país é chamado de Iléa , é o antigo EUA, que agora é dividido em 8 castas. Cada casta determina a posição na sociedade e as profissões de seus componentes. A casta OITO passa muitas dificuldades e existem os sem casta, que é pior ainda.
A casta UM é a da família real.
America Singer, protagonista da história pertence a casta CINCO, passa por muitas dificuldades financeiras e a alimentação é escassa. A profissão da CINCO é dos artistas, músicos. O problema é que America é apaixonada por Aspen, seu namorado há 2 anos e pertencente  a SEIS. Portanto eles  namoram escondido, ninguém sabe do romance deles.
Surge então o convite para que todas as moças solteiras de todas as castas entre 16 e 21 anos se inscrevam para participar de uma seleção, quando uma moça de cada província seria escolhida aleatoriamente para conhecer o príncipe Maxon Schreave. O príncipe, que acaba de alcançar a maioridade, pretende se casar e como manda a tradição a seleção é a forma de encontrar sua esposa, que deve ser uma plebeia.
Mesmo contra sua vontade America entra no concurso e aí o inevitável triângulo amoroso acontece. Maxon é o bom moço, bonito, inteligente e sensível. Aspen é o primeiro amor, o primeiro namorado, a cumplicidade.
Interessante também é o relacionamento entre as concorrentes com amizade, intrigas e armações.
O que é pouco explorado é a parte política. Poderiam ser mais bem explicados os motivos dos ataques rebeldes, mas nada que atrapalhe o andamento do livro
O legal é que quando acaba a gente fica louca pra ler o segundo livro “A Elite”.

Se você gostou da resenha, tenho certeza que vai amar o livro.
Beijos a todos e boa leitura.


Sinopse:

“Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria apenas ter um pouquinho mais de dinheiro e pode revelar seu namoro secreto. Um dia America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa. Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...”



4 comentários:

  1. Só de ver essa capa e ler essa resenha já quero o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capas maravilhosas!!! Um sonho estes vestidos. Anima a ler sim, você mais amar!

      Excluir

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs